-:BENEFÍCIOS:-

Melhora a concentração’

Melhora as Capacidades de Concentração

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-65Um estudo recente publicado no Journal of Neuroscience indica que meditar regularmente melhora as capacidades de concentração das pessoas. Ao contrário da opinião popular, a meditação não é uma coisa misteriosa ou difícil de aprender; é simplesmente uma questão de aprender a concentrar-se em uma determinada ideia ou ação enquanto deixa que todas as distrações se apaguem. Após três meses de meditação diária, os participantes no estudo demonstraram uma melhora acentuada na consistência de sua atenção. Não somente eles foram capazes de se concentrar por mais tempo, mas também de concentrar-se mais consistentemente após completarem o estudo.

Share

Conserva as Habilidades Cognitivas nos Idosos

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-66Pesquisadores da UCLA descobriram que aqueles que praticavam meditação durante anos apresentaram conexões no cérebro mais fortes, menos envelhecimento do cérebro ao longo do tempo e menos encolhimento de tamanho do cérebro. Os resultados do estudo sugerem que praticar a meditação regularmente pode atenuar o enfraquecimento natural da estrutura cerebral, bem como afetar positivamente o nosso sistema imunológico. O estudo utilizou IRM de difusão para medir as mudanças no cérebro dos participantes, revelando uma diferença de mais de uma área cerebral. Os resultados sugerem a presença de conexões que realçam a retransmissão dos sinais elétricos em todas as diferentes regiões cerebrais, indicando que a meditação é abrangente em seus efeitos positivos para o cérebro. Com o envelhecimento mais lento do cérebro, os praticantes são capazes de conservar muitas habilidades cognitivas por mais tempo.

Share

Melhora as Capacidades de Concentração

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-67Os resultados de um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia revelaram que aqueles que praticavam meditação, mesmo em um nível introdutório, melhoraram o desempenho geral e a capacidade de aprimorar a atenção. O estudo foi o primeiro a explorar os efeitos da meditação sobre os três subcomponentes de atenção, incluindo a capacidade de gerenciar metas e priorizar a capacidade de manter-se alerta no meio ambiente e a habilidade de focar voluntariamente informações especificadas. Os resultados demonstram a eficácia da meditação como uma abordagem não médica para melhorar habilidades cognitivas e foco. Além disso, os pesquisadores obervaram que suas descobertas têm implicações importantes para o desempenho e treinamento dos funcionários no local de trabalho.

Share
  • APRENDA A MEDITAR

    Obtenha seu e-book gratuito!


    Este e-book revela algumas das principais técnicas de meditação mencionadas neste site. Aprenda sobre:
    • meditação mindfulness
    • meditação transcendental
    • frequências binaurais
    • tai chi
    • meditação cristã
    • meditação zen
    • meditação compassiva
    • kirtan kriya
    • meditação samatha / shamatha
    • meditação introspectiva (Vipassana)