-:BENEFÍCIOS:-

Benefícios mentais’

Melhora o Desempenho Mental

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-78Pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts descobriram que pessoas que praticam meditação regularmente têm melhor desempenho mental, tais como o reforço da aprendizagem, memória e compaixão. Nos participantes que meditam regularmente, os pesquisadores descobriram uma maior quantidade de massa cinzenta no hipocampo; uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória. Na amígdala, os pesquisadores notaram uma diminuição da massa cinzenta, resultando na redução significativa do estresse e ansiedade. Devido ao potencial promissor que a meditação tem de aliviar o estresse, os pesquisadores estão considerando incorporar terapias meditativas em planos de tratamento para distúrbios relacionados ao estresse como TEPT. A meditação desempenha um papel significativo na melhoria do bem-estar e do desempenho mental, e prevê-se que continue a proporcionar benefícios cognitivos e psicológicos em longo prazo aos praticantes.

Share

Aumenta a Disciplina Mental

Monday, June 16th, 2014

╰ღ╮♥╭ღ╯Um recente artigo publicado na Neuroimage sugere que a meditação mindfulness aumenta as conexões no cérebro, melhorando a disciplina mental. Estudos conduzidos pela UCLA, Hospital Geral de Massachusetts e Centro Médico Diaconisa Beth Israel geram conclusões semelhantes que apontam para uma melhora na conectividade do cérebro resultante desta forma particular de meditação. Um estudo sugere até mesmo que a meditação é poderosa o suficiente para afetar nossos genes. Os pesquisadores explicam que a meditação evoca uma “resposta de relaxamento” que permite a ativação e desativação de determinados conjuntos de genes em quem medita regularmente. Embora ainda sejam necessários mais estudos e pesquisas sobre as relações entre a meditação e o controle do gene, o estudo indica que os genes afetados por esta técnica controle os processos de inflamação, morte celular e radicais livres.

Share

Causa Mudanças de Comportamento no Cérebro

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-80Pesquisadores da Universidade de Tecnologia do Texas descobriram que o Treino Integrativo de Corpo e Mente (IBMT) faz com que as transformações estruturais na substância branca no cérebro acarretem mudanças comportamentais positivas nos indivíduos. O IBMT, uma abordagem chinesa da meditação mindfulness, provou dar estes benefícios a qualquer pessoa que tenha praticado a técnica regularmente pelo menos um mês durante no mínimo 11 horas no total. As conexões cerebrais relacionadas à substância branca estão ligadas a melhorias das mudanças de humor dos participantes. Os resultados fornecem mais provas de melhor neuroplasticidade como resultado da meditação mindfulness, na qual têm a capacidade de afetar positivamente o desenvolvimento emocional e cognitivo.

Share

Aumenta as Conexões Cerebrais

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-81Uma pesquisa recente conduzida pela equipe de pesquisadores da Universidade de Tecnologia Dalian e da Universidade do Oregon sugere que a meditação mindfulness chinesa provoca um aumento na conectividade cerebral. Conhecido como IBMT, este método está intimamente relacionado com a tradicional medicina chinesa e concentra-se em chegar a um estado de alerta repousante que facilita um sentido mais aguçado da consciência da mente e do corpo. O treinamento em IBMT ainda não está disponível nos Estados Unidos, apesar da pesquisa ser realizada na Universidade do Oregon. As descobertas do estudo sugerem a capacidade do cérebro de alterar a sua estrutura em uma área relacionada com o discernimento do individuo. Apesar de produzir resultados promissores, mais pesquisas serão necessárias para uma compreensão mais profunda dos processos funcionando no cérebro durante o IBMT.

Share

Melhora o Controle das Emoções e o Comportamento

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-82Um artigo publicado no Procedimentos da Academia Nacional de Ciência indica que a meditação IBMT aumenta o controle mental das emoções, comportamentos e pensamentos. Depois de praticar esta técnica de meditação tradicional chinesa por apenas 11 horas, os participantes do estudo já haviam demonstrado mudanças estruturais em uma área do cérebro – o córtex cingulado anterior – associado com o controle do comportamento e da emoção. Não só esta estrutura cerebral foi alterada, mas sua conectividade com outras áreas do cérebro foram significativamente fortalecidas. Estas descobertas sugerem o uso de IBMT para melhorar o desempenho no trabalho e controlar as emoções em situações de alto estresse, incluindo fazer provas e falar em público, bem como muitas outras situações da vida quotidiana.

Share

Retarda o Envelhecimento do Cérebro

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-83Um recente estudo realizado por cientistas de Yale e do Hospital Geral de Massachusetts indica que meditar regularmente pode retardar o afinamento das estruturas cerebrais decorrentes do envelhecimento. Na verdade, foi descoberto que a prática engrossa as principais áreas do cérebro relacionadas à percepção auditiva, visual, sensorial e interna. O estudo analisou a função do cérebro dos participantes que foram altamente treinados na Meditação Budista, identificando alterações importantes no hemisfério direito do cérebro que é associado com a manutenção do foco e da atenção. Pesquisadores preveem que outras formas de meditação têm efeitos semelhantes sobre o cérebro, embora seja necessária mais pesquisa para explorar essa possibilidade.

Share

Aumenta o Bem-estar Através da Neuroplasticidade

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-84Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Wisconsin – Madison marca uma transição significativa dentro da pesquisa neurocientifica em favor do bem-estar. As conclusões dos pesquisadores sugerem que a meditação provoca alterações neuroplásticas no cérebro que, por sua vez, melhoram o bem-estar das pessoas. Em particular, o estudo mediu os efeitos da meditação em redes neurais que estão associadas com comportamentos socialmente compassivos incluindo o altruísmo, empatia e bondade. Assim como o estresse social pode danificar o cérebro, os pesquisadores explicam que intervenções sociais positivas como a meditação mindfulness podem melhorar a estrutura e a função cerebral. O estudo representa um passo importante na nossa compreensão do complexo processo de neuroplasticidade.

Share

Ajuda a Se Concentrar Melhor

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-85Um estudo recente realizado por cientistas da Escola de Medicina de Harvard, do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts apresenta evidências de que a meditação mindfulness pode afetar positivamente uma estrutura importante do cérebro que nos ajuda a ter mais foco. Essa estrutura ajuda a onda do cérebro conhecida como o “ritmo alfa” ignorar a informação das distrações e evitar a superestimulação. Pesquisadores insistem no fato de que esta função tem um valor especial para as pessoas que vivem no mundo super corrido de hoje. As descobertas dos estudos ajudam a explicar a boa memória e retenção de novas informações dos praticantes da meditação mindfulness, nas quais podem ser facilmente conectadas ao controle do cérebro do ritmo alfa.

Share

Melhora a Função Cerebral

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-86Um novo estudo da UCLA indica que praticar meditação regularmente melhora a função geral do cérebro, aumentando a sua capacidade de processar a informação em um ritmo mais rápido. Este fenômeno, conhecido como “gyrification” – um termo que descreve o dobramento do córtex cerebral, a parte mais externa do cérebro, aumenta essa capacidade de processamento de informações. Os pesquisadores interpretam essas novas descobertas como mais uma prova da neuroplasticidade do cérebro em resposta à meditação. Uma melhora do “gyrification” também está associada à melhoria dos processos de tomada de decisão e a formação de memórias. O estudo também revelou a estreita correlação entre o número de anos que um indivíduo que medita e a quantidade de “gyrification” em seu cérebro.

Share

Aumenta o Tamanho do Cérebro

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-87Um estudo inovador realizado por cientistas em Yale, Harvard e MIT fornece a primeira evidência de que a meditação – em particular a meditação Budista – tem o potencial de aumentar o tamanho do cérebro. Este crescimento foi o resultado do aumento da espessura da parte do cérebro dos meditadores associada com atenção e estímulos sensoriais. Esta área cerebral afeta o processamento emocional, função cognitiva e o bem-estar. Embora os participantes não tenham tido um crescimento significativo do cérebro – a média foi de 4 a 8 milésimos de polegada – até mesmo esse aumento mínimo é significativo quando se trata da função cerebral. O estudo revelou a necessidade de pesquisas adicionais para examinar os benefícios da meditação no cérebro mais detalhadamente.

Share

A Meditação Proporciona o Foco Instantâneo da Atenção

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-62Sob a direção do Dr. Giuseppe Pagnoni, pesquisadores da Universidade de Emory descobriram que aqueles que praticam a meditação Zen demonstram uma capacidade avançada de foco, e foram capazes de retornar ao seu estado meditativo anterior depois de ser interrompido em alguma tarefa, em comparação com aqueles que não praticam a meditação. Utilizando imagens de ressonância magnética, o estudo revelou que uma determinada parte do cérebro dos praticantes — o giro angular — foi restaurada de volta para o fluxo sanguíneo normal mais rapidamente após uma distração do que em indivíduos que não praticavam meditação. A distração usada foi utilizada para servir como uma imitação dos pensamentos aleatórios que temos, muitas vezes, quando estamos descansando. Os resultados do estudo sugerem que a meditação pode ajudar aqueles que têm dificuldade de concentração.

Share

Prolonga o Tempo de Atenção

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-75Pesquisadores da Universidade de Wisconsin em Madison descobriram que indivíduos que realizaram uma tarefa depois de praticar a meditação Vipassana por três meses aumentaram a capacidade de sua atenção. Os participantes no estudo observaram dois alvos consecutivos misturados com inúmeras distrações que brilhava em uma tela por uma fração de segundos. Enquanto os não praticantes se esforçavam para focar e lembrar-se do segundo alvo, o cérebro dos praticantes da meditação Vipassana dedicou mais energia para encontrar o segundo alvo e recordaram dele com mais facilidade do que os outros participantes. Estas descobertas sugerem que a meditação auxilia no aumento da nossa capacidade de atenção.

Share

Melhora a Atenção ao Longo do Tempo

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-76Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis descobriram que praticar meditação ativamente melhora a atenção. Como parte do estudo, dois grupos de participantes foram para um retiro de mediação por três meses. Além do treinamento meditativo, os participantes também executaram tarefas como sentar em frente de um computador e assistir uma série de linhas que apareciam na tela. Os participantes foram instruídos a clicar com mouse quando virem uma linha mais curta aparecer. O estudo constatou que os participantes foram capazes de distinguir melhor a diferença entre as linhas mais longas e mais curtas, mostrando uma melhoria na atenção. Em alguns participantes, a atenção deles continuou a melhorar quase seis meses após o retiro ter terminado.

Share

Aumenta a Percepção

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-68Psicólogos da Universidade de Carolina do Norte, Charlotte, descobriram que as nossas capacidades cognitivas podem melhorar depois de apenas alguns dias depois de praticar a meditação mindfulness. Em um estudo, os participantes apresentavam níveis mais elevados de melhora nas habilidades cognitivas, em comparação com um grupo que não praticou a meditação. O mais importante é que os resultados sugerem que estes benefícios não exigem um extenso período de prática na meditação. De acordo com o Dr. Fadel Zeidan, a evidência sugere também que sejamos capazes de melhorar o processamento de nossa mente no prazo de uma semana de meditação. A meditação mindfulness pode aprimorar o desempenho acadêmico e do trabalho, e a capacidade de evitar distrações.

Share

Meditar Melhora a Consciência Visuoespacial

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-57Pesquisadores da Universidade George Mason descobriram que a meditação Yoga Deidade (YD) aumenta momentaneamente a nossa consciência visuoespacial. Normalmente, nossa memória visual de curto prazo guardam imagens por apenas alguns segundos. No entanto, um estudo recente sugere que a meditação tem o potencial de estender esse intervalo de tempo. Pesquisadores conduziram um experimento para testar a capacidade do indivíduo de girar mentalmente uma estrutura tridimensional e manter essa imagem na memória visual. Os resultados mostraram que aqueles que meditaram por 20 minutos se saíram melhor nas duas tarefas, em comparação com aqueles que praticavam outro tipo de meditação. Isto indica que meditação YD permite-nos aumentar a nossa consciência visuoespacial.

Share

Ajuda Quem Sofre de TDAH

Monday, June 16th, 2014

meditation-278792_640O Dr. Richard Davidson da Universidade de Wisconsin descobriu que certas práticas de meditação podem aguçar a mente, principalmente entre os indivíduos com TDAH. Ao investigar sobre a meditação Vipassana, o Dr. Davidson desmente a antiga crença contra a neuroplasticidade, demonstrando que somos capazes de mudar o nosso cérebro. Depois que os pesquisadores meditaram por 10 a 12 horas por dia, Dr. Davidson concluiu que era necessário menos tempo para realizar uma tarefa de detecção visual entre aqueles que participaram. Usando estes resultados, Dr. Davidson espera poder prescrever a meditação juntamente com receitas de medicamentos para crianças diagnosticadas com TDAH. Praticar meditação pode ajudar a melhorar e aguçar as mentes que muitas vezes têm dificuldade para se concentrar.

Share

Melhora as Capacidades de Concentração

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-65Um estudo recente publicado no Journal of Neuroscience indica que meditar regularmente melhora as capacidades de concentração das pessoas. Ao contrário da opinião popular, a meditação não é uma coisa misteriosa ou difícil de aprender; é simplesmente uma questão de aprender a concentrar-se em uma determinada ideia ou ação enquanto deixa que todas as distrações se apaguem. Após três meses de meditação diária, os participantes no estudo demonstraram uma melhora acentuada na consistência de sua atenção. Não somente eles foram capazes de se concentrar por mais tempo, mas também de concentrar-se mais consistentemente após completarem o estudo.

Share

Conserva as Habilidades Cognitivas nos Idosos

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-66Pesquisadores da UCLA descobriram que aqueles que praticavam meditação durante anos apresentaram conexões no cérebro mais fortes, menos envelhecimento do cérebro ao longo do tempo e menos encolhimento de tamanho do cérebro. Os resultados do estudo sugerem que praticar a meditação regularmente pode atenuar o enfraquecimento natural da estrutura cerebral, bem como afetar positivamente o nosso sistema imunológico. O estudo utilizou IRM de difusão para medir as mudanças no cérebro dos participantes, revelando uma diferença de mais de uma área cerebral. Os resultados sugerem a presença de conexões que realçam a retransmissão dos sinais elétricos em todas as diferentes regiões cerebrais, indicando que a meditação é abrangente em seus efeitos positivos para o cérebro. Com o envelhecimento mais lento do cérebro, os praticantes são capazes de conservar muitas habilidades cognitivas por mais tempo.

Share

Melhora as Capacidades de Concentração

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-67Os resultados de um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia revelaram que aqueles que praticavam meditação, mesmo em um nível introdutório, melhoraram o desempenho geral e a capacidade de aprimorar a atenção. O estudo foi o primeiro a explorar os efeitos da meditação sobre os três subcomponentes de atenção, incluindo a capacidade de gerenciar metas e priorizar a capacidade de manter-se alerta no meio ambiente e a habilidade de focar voluntariamente informações especificadas. Os resultados demonstram a eficácia da meditação como uma abordagem não médica para melhorar habilidades cognitivas e foco. Além disso, os pesquisadores obervaram que suas descobertas têm implicações importantes para o desempenho e treinamento dos funcionários no local de trabalho.

Share

Meditar Regularmente Equilibra Corpo e Mente

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-64Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley descobriram que aqueles que praticam a meditação mindfulness estão mais em contato com as conexões entre seus corpos e emoções, em comparação com dançarinos que, acreditava-se, dividem seu foco entre os músculos, música, espaço e tempo. Enquanto dançarinos desenvolvem uma forte consciência dos seus músculos, isso não se estende para uma conexão entre a mente e o corpo. Em contraste, os praticantes da meditação Vipassana que prestam a atenção ao visceral — ou instintivo — as sensações do corpo tem um vínculo físico-emocional mais forte do que outros participantes estudados. A meditação mindfulness em particular ensina as pessoas a reconhecerem pensamentos ou sentimentos abstratos sem julgá-los, ajudando a tornar-se mais em sintonia com as conexões entre corpo e mente.

Share

Melhora a Criatividade

Monday, June 16th, 2014

meditationUm estudo da Universidade de Leiden indicou que certas práticas de meditação aumentam o pensamento criativo. O pensamento divergente e convergente são as chaves para a criatividade. No pensamento divergente, novas ideias são geradas, enquanto no pensamento convergente é gerada uma solução para um problema. Através de um estudo sobre duas técnicas diferentes de meditação, os pesquisadores descobriram que a meditação de monitoramento aberto, na qual o indivíduo experimenta todas as sensações sem focar em nenhum em particular, aumenta o desempenho do pensamento divergente. Em comparação, a meditação da atenção focada, em que o indivíduo se concentra em um pensamento, não teve nenhum efeito sobre o pensamento convergente. Isto sugere que apenas certas práticas de meditação oferecem o benefício de melhorar a criatividade.

Share
  • APRENDA A MEDITAR

    Obtenha seu e-book gratuito!


    Este e-book revela algumas das principais técnicas de meditação mencionadas neste site. Aprenda sobre:
    • meditação mindfulness
    • meditação transcendental
    • frequências binaurais
    • tai chi
    • meditação cristã
    • meditação zen
    • meditação compassiva
    • kirtan kriya
    • meditação samatha / shamatha
    • meditação introspectiva (Vipassana)