-:BENEFÍCIOS:-

Aumenta a massa cinzenta no cérebro’

Modifica as Estruturas Cerebrais

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-70Cientistas do Hospital Geral de Massachusetts descobriram que a meditação tem relação direta com as mudanças estruturais no cérebro. Os participantes de um estudo praticaram a meditação mindfulness por trinta minutos todos os dias durante oito semanas. Ao final do programa, as imagens cerebrais estavam visivelmente diferentes daquelas feitas anteriormente. As imagens mostraram um maior crescimento nas áreas do cérebro associadas com a aprendizagem e a memória, e a diminuição do crescimento na área associada com ansiedade e estresse. Os cientistas suspeitam que um programa de meditação mais longo também afetaria o tecido do cérebro que controla a autoconsciência. A meditação provoca alterações estruturais poderosas no cérebro, obtendo-se assim, resultados positivos relacionados com o bem-estar geral dos participantes.

Share

Aumenta Áreas do Cérebro

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-71Pesquisadores da UCLA determinaram que a prática da meditação em longo prazo pode causar o aumento de certas áreas do cérebro. Antes do estudo, os pesquisadores já tinham conhecimento dos benefícios da meditação, como a redução do estresse, melhora na concentração e benefícios ao sistema imunológico. No entanto, ao observar as imagens de ressonância magnética do cérebro de pessoas que meditam a um longo tempo, eles descobriram um crescimento no hipocampo e da massa cinzenta em áreas do cérebro associadas ao controle das emoções. Os pesquisadores explicaram que, devido à densidade de matéria cinzenta acima da média em seus cérebros, os praticantes de meditação são capazes de controlar suas emoções mais facilmente. Em breve, eles planejam investigar a correlação entre a meditação e o aumento do número de neurônios no cérebro.

Share

Dilata as Regiões Corticais

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-72Pesquisadores da Universidade de Yale, Harvard, Hospital Geral de Massachusetts e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts descobriram que meditar regularmente pode causar o aumento da espessura cortical do cérebro. Os participantes do estudo eram pessoas que praticavam a meditação Budista regularmente por, em média, quarenta minutos todos os dias. Suas imagens cerebrais exibiram regiões corticais de maior espessura do que as dos não praticantes em áreas do cérebro associadas com a percepção sensorial, auditiva, visual e interna. O aumento da espessura cortical beneficia o ritmo cardíaco e respiração, e provavelmente retarda o envelhecimento do córtex frontal. Os pesquisadores suspeitam que a meditação, bem como outros exercícios que trabalhem a mente e o corpo como a ioga, pode aumentar a quantidade de massa cinzenta no cérebro de uma pessoa.

Share
  • APRENDA A MEDITAR

    Obtenha seu e-book gratuito!


    Este e-book revela algumas das principais técnicas de meditação mencionadas neste site. Aprenda sobre:
    • meditação mindfulness
    • meditação transcendental
    • frequências binaurais
    • tai chi
    • meditação cristã
    • meditação zen
    • meditação compassiva
    • kirtan kriya
    • meditação samatha / shamatha
    • meditação introspectiva (Vipassana)