-:BENEFÍCIOS:-

Ajuda a previnir doenças cardíacas’

Melhora os Fatores de Risco em Pacientes Cardiopatas

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-45Um estudo recente realizado no Centro Médico Cedars-Sinai em Los Angeles, Califórnia, indicou que praticar a meditação transcendental pode reduzir fatores de risco em pacientes que sofrem de doença do coração. Em particular, as descobertas do estudo encontraram níveis de pressão reduzida e menos resistência à insulina entre aqueles que participaram em um programa de meditação transcendental com 16 semanas de duração. Os pesquisadores relataram que eles também evidenciaram uma melhoria da função do sistema nervoso autônomo. Eles associaram esses resultados com os efeitos negativos que o estresse crônico pode ter sobre o sistema cardiovascular ao longo do tempo, resultante de altos níveis de cortisol e outros hormônios que são introduzidos na região cardíaca. Os resultados são promissores para o desenvolvimento de abordagens mais não farmacológicas para melhorar a saúde cardiovascular.

Share

Reduz a Probabilidade de Problemas Cardíacos

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-46Um estudo realizado no Instituto de Prevenção e Medicina Natural da Universidade Maharishi descobriu que praticar a meditação transcendental (MT) pode reduzir os riscos de afros americanos desenvolverem vários problemas cardíacos. Essas pessoas em específico são conhecidas por ter níveis de alta incidência de doença cardiovascular aterosclerótica, que muitas vezes são causados por fatores de risco como hipertensão, saúde mental e resistência à insulina. O estudo examinou os efeitos da MT versus a educação para a saúde em um grupo de alto risco dos participantes afros americanos, e implicou a 5 anos de acompanhamento clínico. Os resultados foram conclusivos, revelando uma redução de 43% no risco de problemas cardíacos incluindo acidente vascular cerebral, DCV e infarto do miocárdio entre aqueles que participaram do programa de meditação.

Share

Aumenta o Bem-estar de Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-47Pesquisadores do Centro Médico Diaconisa Beth Israel e da Escola de Medicina de Harvard em Boston, Massachusetts, descobriram que a meditação do Tai Chi tem o potencial de melhorar o bem-estar dos pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Os participantes do estudo sofriam de condições crônicas no coração e foram treinados com exercícios de Tai Chi – o que melhorou a conexão entre a mente e o corpo, e também resultou em uma melhora no humor e na qualidade de vida. Descobriu-se que este tipo de exercício de baixo impacto, que também se baseia em técnicas de meditação, condiciona a confiança dos participantes a participarem de uma atividade física regular, diminuindo os níveis de estresse e humor deprimido.

Share

Diminui o Risco de Doença Cardíaca

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-48Em um estudo realizado na Faculdade de Medicina de Wisconsin em Milwaukee em colaboração com Instituto de Prevenção e Medicina Natural da Universidade Maharishi, os pesquisadores descobriram que praticar a Meditação Transcendental (MT) regularmente reduz drasticamente as taxas de doença cardíaca e seus sintomas. Os participantes do estudo praticaram a MT como um método de redução de estresse em combinação com uma rotina de cuidados. Os resultados indicaram uma diminuição de 47% na incidência de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e morte naqueles que participaram do programa de MT. Os pesquisadores associaram esta drástica redução com a diminuição do estresse vinda das técnicas de meditação, na qual tem uma correlação positiva com a redução de vários tipos de problemas cardiovasculares.

Share

Combate a Insuficiência Cardíaca Congestiva

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-49Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia descobriram que a meditação tem o potencial de diminuir os sintomas da insuficiência cardíaca congestiva. Os resultados deste novo estudo indicam que praticar a meditação transcendental (MT) pode ajudar os pacientes a combaterem a insuficiência cardíaca congestiva a ponto de tornarem suas vidas mais gratificantes. Os participantes eram pacientes recém-liberados do hospital diagnosticados com insuficiência cardíaca congestiva classe II ou III. Depois de praticarem a MT por 3-6 meses, os indivíduos demonstraram uma melhoria significativa na qualidade de vida, humor e recuperação, com menos reinternações do que pacientes não praticantes.

Share

Reduz o Risco de Doenças Cardíacas em Adolescentes

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-50Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia indicou que meditar regularmente pode reduzir a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares em adolescentes. Os participantes que meditaram duas vezes diariamente por um período de quatro meses apresentaram uma redução significativa dos fatores de risco de doença cardíaca, conforme indicado pelo ecocardiograma realizado antes e após o estudo. Além disso, o comportamento dos participantes na escola também melhorou. Os pesquisadores relacionaram estes benefícios ao potencial da meditação em diminuir a atividade no sistema nervoso dos adolescentes causando uma redução nos hormônios do estresse e da pressão arterial. Os resultados do estudo são promissores para o desenvolvimento de programas de prevenção entre os jovens.

Share

Diminui o Risco de Futuros Problemas Cardiovasculares em Jovens Adultos

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-51Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Geórgia concluíram um estudo que sugere que jovens adultos que meditam poderiam reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas no futuro. Os participantes do estudo que praticaram meditação transcendental por oito meses demonstraram uma maior habilidade na dilatação dos vasos sanguíneos, indicando a melhoria da saúde cardiovascular. Este efeito é semelhante ao gerado pelos medicamentos para baixar os lipídios, sugerindo um método inovador livre de medicação baseado no tratamento para hipertensão arterial em adolescentes. Os pesquisadores advertiram os jovens que as atividades de prevenção de saúde como meditação, exercício e alimentação saudável são uma obrigação para garantir seu bem-estar cardiovascular no futuro.

Share
  • APRENDA A MEDITAR

    Obtenha seu e-book gratuito!


    Este e-book revela algumas das principais técnicas de meditação mencionadas neste site. Aprenda sobre:
    • meditação mindfulness
    • meditação transcendental
    • frequências binaurais
    • tai chi
    • meditação cristã
    • meditação zen
    • meditação compassiva
    • kirtan kriya
    • meditação samatha / shamatha
    • meditação introspectiva (Vipassana)