-:BENEFÍCIOS:-

Reduz o estresse’

Aliviar o Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-16Pesquisadores na China e na Universidade do Oregon descobriram que um treinamento que integre corpo e mente, ou IBMT, é um sucesso em aliviar o estresse. Indivíduos treinados em IBMT demonstraram níveis inferiores de emoções relacionadas ao estresse, tais como ansiedade, raiva, depressão e fadiga. Estes participantes que anteriormente tinham mostrado níveis mais altos de cortisol – hormônio do estresse – exibiram um melhor desempenho nas tarefas cognitivas e emocionais após concluir os cursos de IBMT. Esta prática inclui técnicas de respiração adequada, melhor postura e o uso de imagens e música relaxante para estabelecer a harmonia entre o corpo e a mente, resultando em melhores comportamentos cognitivos, emocionais e sociais. Praticantes de IBMT apresentam reduções significativas do estresse ao praticarem a meditação regularmente.

Share

Reduz o Estresse Crônico

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-108Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio descobriram que a meditação mindfulness reduz significativamente os níveis de estresse. Os participantes assistiram a reuniões semanais, além de praticarem a meditação durante 20 minutos todos os dias. Em geral, percebeu-se que os níveis de estresse das pessoas diminuíram em mais de 10%. Como o estresse crônico pode levar à doença crônica, ao se tornar mais conscientes dos estressores externos em nossas vidas, podemos de fato diminuir seus níveis. Já que não podemos mudar os acontecimentos externos do dia a dia, a meditação mindfulness pode mudar a maneira como percebemos o estresse. Esta prática de meditação pode afetar positivamente como vivemos.

Share

Lidando Melhor com os Problemas

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-109Uma conferência nacional realizada na Universidade da Califórnia em São Diego está ensinando professores e pais sobre as diferentes maneiras de incentivar a participação das crianças e adolescentes na meditação mindfulness como uma forma de diminuir o estresse. Esta abordagem à meditação ensina como nos tornarmos mais conscientes de nossos próprios pensamentos e espiritualidade. Com o bullying, problemas de saúde, transtornos de personalidade e níveis de suicídio cada vez mais altos entre as gerações mais jovens, a meditação mindfulness é vista como uma forma positiva para ajudá-los a se tornarem mais conscientes e desenvolver um sentido mais aguçado de autocontrole. Um dos focos da conferência foi ensinar os professores a como integrarem a meditação mindfulness em sala de aula. Os patrocinadores da conferência esperam facilitar uma integração mais holística da meditação em todas as áreas da vida das crianças.

Share

Ajuda o Jovem a Lidar com o Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-110Um estudo recente da Universidade Maharishi descobriu que Meditação Transcendental (MT) teve uma infinidade de efeitos positivos sobre os estudantes universitários, incluindo a redução do risco de desenvolver hipertensão, diminuição da pressão arterial e do estresse psicológico. Pesquisadores sugeriram que a MT pode ser extremamente benéfica para aqueles que estão experimentando a pressão da vida social, financeira ou acadêmica. Além disso, foi especificamente recomendado que jovens adultos com risco de desenvolver hipertensão começassem a praticar esta forma de meditação como uma abordagem não médica a fim de controlar a pressão arterial. Os pesquisadores sugerem que a próxima pesquisa avalie os efeitos a longo prazo da MT na pressão sanguínea e tensão psicológica.

Share

Melhora a Saúde Psicológica

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-111O Dr. William Marchand da Universidade de Utah na Cidade de Salt Lake avaliou os benefícios das práticas baseadas na meditação mindfulness e descobriu vários benefícios cognitivos das três técnicas. A primeira; a meditação Zen, envolve a prática do desenvolvimento do mindfulness concentrando-se na respiração e foi descoberto ser particularmente útil no tratamento de dores. A segunda técnica, Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR), combina elementos de meditação, educação e ioga para facilitar o desenvolvimento dos pacientes e controlar o estresse. A terceira, a terapia cognitiva (MBCT), usa princípios da MSBR em ambientes clínicos para combater a depressão. O estudo descobriu muitas evidências de efeitos cognitivos positivos da meditação na luta contra a depressão, ansiedade e desconforto em geral.

Share

Apresenta Efeitos Holísticos na Redução do Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-112Um estudo da Universidade de West Virginia em Morgantown publicado no American Journal of Health Promotion descobriu que o treinamento da meditação mindfulness realizado em uma comunidade teve efeitos na redução do estresse na saúde física e mental dos participantes. O estudo foi o primeiro do tipo a ser realizado em pessoas que relatam ser “estressadas”, mas não foram formalmente diagnosticadas com ansiedade ou outro tipo de transtorno psiquiátrico. Os pesquisadores descobriram que, depois de participar de um programa de meditação mindfulness por 3 meses, a maioria dos participantes teve uma diminuição média de 54% na angústia que vivenciavam relacionada ao estresse. Os participantes também apresentaram uma queda de 46% nos sintomas médicos depois da conclusão do estudo.

Share

Aumenta a Felicidade e Bem-estar Geral

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-113Em um artigo publicado na revista Perspectives on Psychological Science, Britta Holzel relata que o objetivo básico da meditação – uma mente consciente – tem benefícios significativos em todos os aspectos da nossa saúde e desempenho da mesma. Holzel identifica os quatro componentes mindfulness: controle da atenção, consciência corporal, controle das emoções e consciência do eu. Todos esses componentes trabalham juntos para melhorar muito a nossa saúde e o desempenho de tarefas diárias, aprimorando nosso senso geral de felicidade e de bem-estar no momento presente. Holzel salienta a importância da prática e treinamento constante a fim de colher todos os benefícios da meditação.

Share

Reduz os Efeitos do Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-114Um estudo da Universidade de Emory revelou que aqueles que praticavam meditação compassiva (MC) apresentaram níveis inferiores de doenças e desconfortos quando expostos a estressores comuns. Enquanto muitos tipos diferentes de meditação se concentram em melhorar a concentração reduzindo os níveis de estresse e acalmando a mente, a meditação compassiva centra-se em tratar o próximo baseado no carinho, bem como a transição entre o isolamento social para relações. O estudo tentou determinar os efeitos da MC em certas respostas ao estresse psicossocial. Suas conclusões revelam que a MC pode ser usada para prevenir uma série de problemas de saúde associadas ao estresse incluindo a depressão, doenças cardíacas e diabetes.

Share

Alterações nas Funções Cerebrais que Diminuem o Medo e Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-115Um estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts com funcionários de uma empresa de tecnologia que enfrentam altos níveis de estresse descobriu que a meditação mudou suas funções cerebrais, diminuindo o medo e osefeitos do estresse. Examinando a atividade cerebral deles, os neurocientistas determinaram que aqueles que meditam, na verdade, deslocam suas atividades cerebrais para diferentes regiões do cérebro, longe das áreas que provocam medo e reações de estresse. A atividade cerebral do praticante foi reposicionada para outra parte do cérebro que é associada com sentimentos calmos. Ao longo do tempo, essa mudança na atividade cerebral tornou-se ainda mais acentuada, sugerindo que a meditação tem potencial de conduzir os indivíduos a um estado emocional mais calmo e feliz.

Share
  • APRENDA A MEDITAR

    Obtenha seu e-book gratuito!


    Este e-book revela algumas das principais técnicas de meditação mencionadas neste site. Aprenda sobre:
    • meditação mindfulness
    • meditação transcendental
    • frequências binaurais
    • tai chi
    • meditação cristã
    • meditação zen
    • meditação compassiva
    • kirtan kriya
    • meditação samatha / shamatha
    • meditação introspectiva (Vipassana)