-:BENEFÍCIOS:-

Benefícios emocionais’

Aliviar o Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-16Pesquisadores na China e na Universidade do Oregon descobriram que um treinamento que integre corpo e mente, ou IBMT, é um sucesso em aliviar o estresse. Indivíduos treinados em IBMT demonstraram níveis inferiores de emoções relacionadas ao estresse, tais como ansiedade, raiva, depressão e fadiga. Estes participantes que anteriormente tinham mostrado níveis mais altos de cortisol – hormônio do estresse – exibiram um melhor desempenho nas tarefas cognitivas e emocionais após concluir os cursos de IBMT. Esta prática inclui técnicas de respiração adequada, melhor postura e o uso de imagens e música relaxante para estabelecer a harmonia entre o corpo e a mente, resultando em melhores comportamentos cognitivos, emocionais e sociais. Praticantes de IBMT apresentam reduções significativas do estresse ao praticarem a meditação regularmente.

Share

Reduz o Estresse Crônico

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-108Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio descobriram que a meditação mindfulness reduz significativamente os níveis de estresse. Os participantes assistiram a reuniões semanais, além de praticarem a meditação durante 20 minutos todos os dias. Em geral, percebeu-se que os níveis de estresse das pessoas diminuíram em mais de 10%. Como o estresse crônico pode levar à doença crônica, ao se tornar mais conscientes dos estressores externos em nossas vidas, podemos de fato diminuir seus níveis. Já que não podemos mudar os acontecimentos externos do dia a dia, a meditação mindfulness pode mudar a maneira como percebemos o estresse. Esta prática de meditação pode afetar positivamente como vivemos.

Share

Lidando Melhor com os Problemas

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-109Uma conferência nacional realizada na Universidade da Califórnia em São Diego está ensinando professores e pais sobre as diferentes maneiras de incentivar a participação das crianças e adolescentes na meditação mindfulness como uma forma de diminuir o estresse. Esta abordagem à meditação ensina como nos tornarmos mais conscientes de nossos próprios pensamentos e espiritualidade. Com o bullying, problemas de saúde, transtornos de personalidade e níveis de suicídio cada vez mais altos entre as gerações mais jovens, a meditação mindfulness é vista como uma forma positiva para ajudá-los a se tornarem mais conscientes e desenvolver um sentido mais aguçado de autocontrole. Um dos focos da conferência foi ensinar os professores a como integrarem a meditação mindfulness em sala de aula. Os patrocinadores da conferência esperam facilitar uma integração mais holística da meditação em todas as áreas da vida das crianças.

Share

Ajuda o Jovem a Lidar com o Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-110Um estudo recente da Universidade Maharishi descobriu que Meditação Transcendental (MT) teve uma infinidade de efeitos positivos sobre os estudantes universitários, incluindo a redução do risco de desenvolver hipertensão, diminuição da pressão arterial e do estresse psicológico. Pesquisadores sugeriram que a MT pode ser extremamente benéfica para aqueles que estão experimentando a pressão da vida social, financeira ou acadêmica. Além disso, foi especificamente recomendado que jovens adultos com risco de desenvolver hipertensão começassem a praticar esta forma de meditação como uma abordagem não médica a fim de controlar a pressão arterial. Os pesquisadores sugerem que a próxima pesquisa avalie os efeitos a longo prazo da MT na pressão sanguínea e tensão psicológica.

Share

Melhora a Saúde Psicológica

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-111O Dr. William Marchand da Universidade de Utah na Cidade de Salt Lake avaliou os benefícios das práticas baseadas na meditação mindfulness e descobriu vários benefícios cognitivos das três técnicas. A primeira; a meditação Zen, envolve a prática do desenvolvimento do mindfulness concentrando-se na respiração e foi descoberto ser particularmente útil no tratamento de dores. A segunda técnica, Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR), combina elementos de meditação, educação e ioga para facilitar o desenvolvimento dos pacientes e controlar o estresse. A terceira, a terapia cognitiva (MBCT), usa princípios da MSBR em ambientes clínicos para combater a depressão. O estudo descobriu muitas evidências de efeitos cognitivos positivos da meditação na luta contra a depressão, ansiedade e desconforto em geral.

Share

Apresenta Efeitos Holísticos na Redução do Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-112Um estudo da Universidade de West Virginia em Morgantown publicado no American Journal of Health Promotion descobriu que o treinamento da meditação mindfulness realizado em uma comunidade teve efeitos na redução do estresse na saúde física e mental dos participantes. O estudo foi o primeiro do tipo a ser realizado em pessoas que relatam ser “estressadas”, mas não foram formalmente diagnosticadas com ansiedade ou outro tipo de transtorno psiquiátrico. Os pesquisadores descobriram que, depois de participar de um programa de meditação mindfulness por 3 meses, a maioria dos participantes teve uma diminuição média de 54% na angústia que vivenciavam relacionada ao estresse. Os participantes também apresentaram uma queda de 46% nos sintomas médicos depois da conclusão do estudo.

Share

Aumenta a Felicidade e Bem-estar Geral

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-113Em um artigo publicado na revista Perspectives on Psychological Science, Britta Holzel relata que o objetivo básico da meditação – uma mente consciente – tem benefícios significativos em todos os aspectos da nossa saúde e desempenho da mesma. Holzel identifica os quatro componentes mindfulness: controle da atenção, consciência corporal, controle das emoções e consciência do eu. Todos esses componentes trabalham juntos para melhorar muito a nossa saúde e o desempenho de tarefas diárias, aprimorando nosso senso geral de felicidade e de bem-estar no momento presente. Holzel salienta a importância da prática e treinamento constante a fim de colher todos os benefícios da meditação.

Share

Reduz os Efeitos do Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-114Um estudo da Universidade de Emory revelou que aqueles que praticavam meditação compassiva (MC) apresentaram níveis inferiores de doenças e desconfortos quando expostos a estressores comuns. Enquanto muitos tipos diferentes de meditação se concentram em melhorar a concentração reduzindo os níveis de estresse e acalmando a mente, a meditação compassiva centra-se em tratar o próximo baseado no carinho, bem como a transição entre o isolamento social para relações. O estudo tentou determinar os efeitos da MC em certas respostas ao estresse psicossocial. Suas conclusões revelam que a MC pode ser usada para prevenir uma série de problemas de saúde associadas ao estresse incluindo a depressão, doenças cardíacas e diabetes.

Share

Alterações nas Funções Cerebrais que Diminuem o Medo e Estresse

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-115Um estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts com funcionários de uma empresa de tecnologia que enfrentam altos níveis de estresse descobriu que a meditação mudou suas funções cerebrais, diminuindo o medo e osefeitos do estresse. Examinando a atividade cerebral deles, os neurocientistas determinaram que aqueles que meditam, na verdade, deslocam suas atividades cerebrais para diferentes regiões do cérebro, longe das áreas que provocam medo e reações de estresse. A atividade cerebral do praticante foi reposicionada para outra parte do cérebro que é associada com sentimentos calmos. Ao longo do tempo, essa mudança na atividade cerebral tornou-se ainda mais acentuada, sugerindo que a meditação tem potencial de conduzir os indivíduos a um estado emocional mais calmo e feliz.

Share

Melhora o Humor de Pacientes com Alzheimer

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-39Um estudo no Hospital da Universidade Thomas Jefferson descobriu que meditação baseada em um mantra pode melhorar o humor dos pacientes que sofrem de Alzheimer e outras formas de deficiências ou perda de memória. Os participantes do estudo praticaram meditação Kriya Kirtan (KK) diariamente por 8 semanas, e relataram uma melhora nos sintomas que variam de fadiga, depressão, raiva e tensão. Os pacientes também apresentaram uma melhora na função cognitiva, na qual os pesquisadores ligaram especificamente com a melhoria dos sentimentos de depressão e confusão. A melhoria na função cognitiva também leva a melhorias na memória para alguns participantes. Os pesquisadores afirmam que os resultados do estudo é um passo promissor na pesquisa que examina a ligação entre a meditação e a função cerebral.

Share

Melhora o Bem-estar dos Médicos

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-102Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester criaram um curso de educação médica continuada (CME) focado em melhorar o bem-estar do profissional através de técnicas de comunicação e meditação consciente. O cansaço tem sido um problema para os médicos – 60% dos médicos relataram altos níveis de angústia pessoal e profissional. Os médicos participaram de uma fase intensiva de 8 semanas e seguiu por um período de manutenção de 10 meses que abrangeu a meditação mindfulness, exercícios de autoconhecimento, discussão em grupo e outras atividades. Este novo programa tem demonstrado melhora no bem-estar, empatia, níveis de exaustão e atitudes dos participantes. O estudo também mostrou níveis inferiores de reatividade em eventos estressantes e os ajudou na criação de uma atitude mais resistente quando confrontados com adversidades.

Share

Aumenta a Resistência Mental de Soldados

Monday, June 16th, 2014

silhouette-165528_1280Um estudo recente da Universidade da Pensilvânia sugere que a meditação mindfulness pode aumentar a resistência mental dos soldados que se preparam para a guerra. Os participantes do estudo eram fuzileiros que se preparavam para implantação no Iraque e que praticavam a meditação mindfulness diariamente durante o período de 8 semanas que antecedeu a partida deles. Aqueles que continuaram sua prática de meditação ao longo das 8 semanas demonstraram uma melhora em sua capacidade de memória, bem como a capacidade avançada de ficar em alerta e no momento presente sem deixar que a emoção os oprimissem. Os pesquisadores explicam que essas habilidades podem funcionar como uma espécie de “armadura mental” para os soldados na linha de frente. Os participantes também relataram um humor mais positivo como resultado do programa.

Share

A Meditação Ajuda a Reduzir os Níveis de Suicídio

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-2Em um artigo publicado no The Journal of Management & Social Science, expõe que foi descoberto que praticar a Meditação Transcendental (MT) diminui o número de suicídio. O artigo centra-se no programa de MT de Maharishi Mahesh Yogi, desenvolvido para evitar a guerra e o terrorismo. O programa ressalta que o estresse social leva à guerra, terrorismo e crimes, e lança a hipótese que a MT possa diminuir essa pressão da sociedade e em consequência, diminuir os efeitos relacionados com a guerra. O suicídio, um efeito do estresse social, foi uma das mudanças positivas encontradas como resultado do programa de MT. Militares que participaram do programa apresentaram uma redução perceptível na taxa de suicídios, sugerindo o sucesso da Meditação Transcendental nesta área.

Share

Impede a Volta da Depressão

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-106Pesquisadores do Centro de Vícios e Saúde Mental no Canadá sugere que a terapia e a meditação mindfulness podem funcionar tão bem como uma medicação para prevenir a recaída em casos de depressão. O estudo informa que essa abordagem auxilia os pacientes a se tornarem conscientes de eventos significativos e a aumentar a percepção de seus gatilhos emocionais. Os participantes que aprenderam a meditar demonstraram uma taxa de reincidência inferior do que a de não praticantes, indicando o potencial da meditação como um método de tratamento alternativo. Dado o fato de que menos da metade dos pacientes continuam a tomar sua medicação regularmente depois de experimentar um alívio dos sintomas de depressão, a terapia mindfulness é sugerida como um substituto útil ou complemento aos antidepressivos.

Share

Alivia os Sintomas da Depressão

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-107Uma pesquisa da Universidade de Oxford indica que uma combinação de meditação e terapia cognitiva pode aliviar os sintomas da depressão. Conhecido como terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT), esta abordagem enfoca em cultivar a consciência nos pacientes através de técnicas de meditação e terapia cognitiva. O tratamento resultou na diminuição significativa no número de participantes diagnosticados com depressão grave, sugerindo que a MBCT é um tratamento em potencial promissor, especialmente para indivíduos com episódios recorrentes de depressão. Atualmente, os pesquisadores estão desenvolvendo um estudo maior que visa identificar os elementos específicos da meditação mais benéficos na redução da taxa da recaída entre pacientes que sofrem de depressão grave.

Share

Reduz a Ansiedade nos Jovens

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-63Um estudo realizado na Universidade Americana em Washington, D.C. descobriu que a prática da meditação transcendental (MT) pode reduzir os níveis de ansiedade em estudantes universitários. Os alunos que participaram de um programa de MT durante três meses demonstraram uma melhoria geral em sua saúde mental e uma melhoria considerável nas taxas de depressão e ansiedade. Aprender a meditar trouxe benefícios adicionais para os alunos diagnosticados com hipertensão, que também foram capazes de diminuir a sua pressão arterial através do programa. Os pesquisadores observaram a importância de manter a saúde mental entre a população jovem e adulta que enfrenta pressões sociais intensas durante este período de transição em suas vidas, incluindo estressores relacionados à vida acadêmica, financeira e o futuro.

Share

Melhora o Desempenho dos Estudantes de Terapia

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-104Um programa exclusivo de Terapia de Casal e Familiar da Virginia Tech descobriu que integrar a meditação mindfulness em seu currículo aumentou os níveis de desempenho e confiança dos estudantes de terapia. Especialmente entre os iniciantes, as habilidades aprendidas com a meditação os ajudaram a aprender a ser emocionalmente presentes e centrarem a sua atenção no cliente durante as sessões de terapia. A meditação mindfulness também ajudou os estudantes de terapia a não desenvolverem uma mentalidade fria e focada na resolução de problemas e em vez disso, adotaram uma forma terapêutica empática e compassiva que aumentou o seu nível de capacidade de resposta e de relacionamento com o cliente. Os professores de meditação mindfulness do programa descobriram que os terapeutas foram capazes de se concentrarem mais em questões de outras pessoas quando eles já se sentiam centrados e presentes internamente.

Share

Aumenta o Bem-estar de Auxiliares Médicos

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-105Um recente estudo da UCLA sugere que praticar a meditação Kirtan Kriya pode melhorar significativamente o bem-estar de auxiliares médicos de pacientes com Alzheimer. Com mais de 5,4 milhões de pessoas sofrendo de Alzheimer nos Estados Unidos, o número total de auxiliares é elevado, e dar esse tipo de atendimento para os pacientes exige muito de seu emocional. Os pesquisadores descobriram que sessões rápidas de meditação diária através da ioga (uma forma de meditação baseada em um mantra chamada Kirtan Kriya) podem melhorar qualidade de vida desse profissional e diminuir os níveis de depressão. Como ambas a meditação e a ioga são conhecidas por reduzir o estresse, faz sentido que estas técnicas que unem mente e corpo ajude a reduzir o sofrimento emocional dos auxiliares.

Share

Reduz a Raiva

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-99Um estudo publicado no Scandinavian Journal of Psychology relatou que praticar meditação pode reduzir os níveis de raiva em indivíduos altamente propensos a este sentimento. Os participantes com dificuldades de controlar a raiva que aprenderam técnicas de meditação apresentaram uma melhora em diferentes áreas relacionadas à raiva incluindo reações negativas, explosões de raiva, raiva através de situações intensas e sintomas fisiológicos resultantes da raiva. Os participantes também apresentaram uma melhora quando ensinados a como reduzir os pensamentos negativos. Os participantes que meditavam também fizeram menos autoafirmações negativas em situações que despertam altos níveis de raiva do que os participantes que não meditavam. As descobertas do estudo sugerem que a meditação é um método alternativo promissor no tratamento para a raiva.

Share

Diminui os Sentimentos de Solidão

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-58Um estudo realizado por pesquisadores da UCLA descobriu que uma simples meditação pode ajudar a reduzir os sentimentos de solidão em pessoas idosas. Os participantes de um programa de redução de estresse (MBSR) de oito semanas não só apresentaram menos sentimentos de solidão, mas também menores níveis de inflamações. Este estudo é o primeiro a sugerir uma potencial relação entre a intervenção psicológica, a solidão e os níveis de diminuição de inflamações. Enquanto as inflamações sejam um componente importante do sistema imunológico do corpo, inflamações crônicas são sintomas prejudiciais e que é hoje, associado a distúrbios psicológicos incluindo aqueles que têm sentimentos de solidão. Portanto, a conclusão de que a meditação auxilia no tratamento de inflamações e da solidão é um progresso promissor.

Share

Idosos Se Sentem Menos Solitários

Monday, June 16th, 2014

meditation-image-59Um estudo recente conduzido por J. David Creswell publicado no Brain, Behavior & Immunity indica que a meditação mindfulness pode ajudar os mais velhos a se sentirem menos solitários. Além disso, o estudo também constatou que este tipo de meditação resultou em taxas mais baixas de inflamações nos participantes, o que pode ajudar a retardar a progressão da doença em pacientes idosos. Creswell considera a meditação mindfulness como uma intervenção promissora para a melhoria da saúde geral dos idosos. Enquanto pesquisas futuras sejam necessárias para estudar o processo específico que une experiências psicológicas como a solidão com a redução de inflamações, esses achados iniciais demonstram os potenciais benefícios da meditação para a comunidade da terceira idade.

Share
  • APRENDA A MEDITAR

    Obtenha seu e-book gratuito!


    Este e-book revela algumas das principais técnicas de meditação mencionadas neste site. Aprenda sobre:
    • meditação mindfulness
    • meditação transcendental
    • frequências binaurais
    • tai chi
    • meditação cristã
    • meditação zen
    • meditação compassiva
    • kirtan kriya
    • meditação samatha / shamatha
    • meditação introspectiva (Vipassana)